domingo, 17 de fevereiro de 2008

Humor instável


A mulher é conhecida pela instabilidade. Com os hormônios sempre em movimento, ela pode estar feliz num momento e, de repente, fechar a cara e partir para a briga. A tensão pré-menstrual - TPM é uma das causas dessa mudança de humor. Tanto que os casos de depressão ocorrem duas vezes mais com mulheres, por causa da instabilidade emocional provocada pelos hormônios. Mas, atenção! Depressão é diferente de tristeza. Ela é uma doença caracterizada por sentimentos intensos e prolongados de desânimo. Se a pessoa estiver triste por mais de 15 dias, com alterações na disposição e auto-estima, deve procurar ajuda especializada.

A terapeuta sexual e de casais do Instituto H. Ellis, Margareth dos Reis, explica que a TPM possui mais de 150 sintomas físicos e psicológicos diagnosticados, podendo variar de mulher para mulher. Antigamente, a menstruação acontecia por volta dos 16 anos, quando as meninas já casavam e engravidavam diversas vezes seguidas, menstruando menos durante a vida. Hoje, com o adiamento da gravidez e menstruação precoce, mulheres sem filhos chegam a ter 500 ciclos por toda a vida. Durante a TPM, é importante que as pessoas próximas se mostrem sensíveis ao problema. Inchaços, dores de cabeça e crises de choro são comuns, portanto, é melhor que a mulher não tome decisões ou discuta assuntos importantes no período.

Mesmo assim, engana-se quem pensa que apenas a TPM influencia no humor feminino. Margareth lembra que a mulher possui uma sobrecarga de tarefas em casa, na vida pessoal e no trabalho. Dessa forma, ela fica estressada. A dica é que nunca deixe de cuidar de si mesma, respeitando os próprios limites e não deixando que ficar até mais tarde no trabalho, por exemplo, torne-se uma rotina. Sintomas, como cansaço físico excessivo, indicam que está faltando dormir e se alimentar melhor.




O estresse intenso pode gerar a ansiedade, que se manifesta não apenas na irritabilidade, como também no organismo, causando problemas como falha de memória, tonturas, sensação de nó na garganta, dores musculares, pressão alta e doenças dermatológicas, além da insegurança e indecisão. Fobias, obsessões e pânico também podem se manifestar. Praticar exercícios físicos ajuda a liberar endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar.

A psiquiatra e sexóloga Rita Jardim acrescenta que as mudanças hormonais causadas pela gravidez também intereferem no comportamento. O chefe de ginecologia e obstetrícia do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, Yong Kyun Joo, lembra que mudanças transitórias podem acontecer, ainda, na perimenopausa (antes da parada definitiva da menstruação), incluindo irritabilidade, depressão, alterações de cognição, do sono e sexuais. Doenças como hipotireoidismo podem levar à depressão, enquanto depressão unipolar e transtorno bipolar levam à depressão e à euforia. As drogas ilícitas (como maconha e cocaína) e lícitas (como o álcool) podem alterar de forma abrupta o humor, mas são os conflitos psicológicos os maiores responsáveis pelas mudanças na maioria das mulheres , diz. A baixa auto-estima, por exemplo, traz uma imagem corporal e pessoal negativa, já que a sociedade impõe medidas estéticas inatingíveis.




A idade é um fator relevante. Quando jovens, os indivíduos apresentam uma postura mais otimista em relação aos objetivos. Quando chega aos 40 anos, a mulher observa que alguns de seus sonhos não foram realizados, o que pode causar frustração. Além disso, nessa fase, podem ocorrer divórcio e separação dos filhos que já estão adultos, facilitando quadros depressivos. Na velhice, a pessoa aceita seus fracassos e desilusões como parte da vida. Nessa idade, porém, o risco maior está na solidão, que gera depressão e até suicídio.

É importante lembrar que o temperamento é genético, mas a formação da personalidade começa na infância. O psicólogo Alexandre Bez explica que, entre os 6 e 7 anos, a personalidade ficará formada definitivamente. Aos 4 anos e meio ela está cerca de 75% pronta. Por esse motivo, todo envolvimento social, ambiental e familiar dessa fase deve ser observado, bem como os traumas sofridos.

As mudanças podem ocorrer durante toda a nossa vida, mas existem indivíduos que possuem traços de personalidade inflexíveis que dificultam o relacionamento social, eles são os denominados sociopatas , ressalta Rita. De acordo com o pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da EPM-UNIFESP e autor do livro Por que não me disseram isso antes?!, Marcelo Dratcu, trabalhos científicos sugerem ainda que os homens têm mais facilidade em situações que exigem orientação no espaço, enquanto as mulheres possuem habilidade no trato com as pessoas, principalmente no trabalho, além de mais facilidade na comunicação e relacionamentos interpessoais.

Nenhum comentário: