quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL



A dependência emocional é muito comum nos nossos dias, e você mesmo talvez esteja passando por um período de real dependência a um outro. Mas com certeza você já passou por situações de dependência emocional ao longo da sua vida.

Ocorre que a dependência emocional é um comportamento natural do ser humano. Nascemos num estado que chamamos de "neotenia", ou seja, o ser humano, diferente de muitos animais, nasce sem as condições de sobrevivência necessárias para buscar seu alimento por si só, ou se proteger dos perigos da natureza, precisando assim de outro ser humano para se "humanizar".

A mãe é nosso principal elo, e nos primeiros meses nem conseguimos diferenciá-la de nós mesmos, e nos meses seguintes, inicia-se o processo de individualização, com as frustrações inerentes à vida, o bebê vai percebendo que a mãe não é ele e vai aprendendo sua autonomia.

Somos seres sociais por natureza, e nunca poderemos ser autônomos, mas um equilíbrio entre autonomia e dependência do "outro", é importante e vai definir nossa qualidade de vida tanto psíquica como social.

É importante observar os momentos em que ficamos sós, para ver o que sentimos, como nos portamos e quais as sensações que temos desta situação. Em muitos casos somente a idéia de ficar só, traz pavor, pois ali estaremos em contato direto com nossos próprios pensamentos e isso pode ser assustador.

Momentos de solidão são importantes para todos nós e saudável, pois nestes momentos conseguimos nosso centramento. Mas também a necessidade constante de períodos longos longe das pessoas, pode ser um sinal de problemas. Precisar estar sempre no meio de um grupo de pessoas pode ser uma atitude saudável, mas também pode ser um sinal de uma "fobia social ao contrário", ou à dependência emocional e psíquica.

Um tratamento psicoterapêutico psicanalítico é o principal tratamento de fundo para a dependência, e pode também ser utilizado em outras terapias complementares, que apesar de não trazerem resultados definitivos, podem ajudar o paciente na sua vida cotidiana com seus resultados paliativos, como é o caso da hipnose e dos florais. Estas duas técnicas podem ainda ser utilizadas, como complemento na psicanálise para ajudar na investigação das causas da dependência, reduzindo assim o tempo do tratamento. A terapia floral ajuda a quebrar as couraças e pode fazer aflorar o inconsciente, e a hipnose pode também afastar ou reduzir bloqueios que impeçam de chegarmos aos conteúdos inconscientes na análise.

A dependência emocional é uma doença, e pode ser tratada levando a pessoa a melhorar sua qualidade de vida, sua saúde e conquistando sua felicidade e prosperidade em todos os aspectos da vida.

Nenhum comentário: