domingo, 17 de fevereiro de 2008

Entenda seus hormônios

A ginecologista Elisabeth Dobao explica quais são as mudanças comportamentais que os hormônios causam no corpo da mulher. Para evitar alterações bruscas, ela lembra que algumas pacientes usam anticoncepcionais contínuos. Na adolescência, podemos bloquear esta variação hormonal brusca suprimindo a menstruação através de implantes que também são contraceptivos à base de progesterona, com duração de três anos. No climatério, com a suplementação de estrogênio, que é o que falta para a mulher climatérica, pode ser feito implante de estradiol , completa a ginecologista Denise Coimbra. • TPM: o estrogênio dá mais alegria, energia e brilho no olhar , enquanto a sua diminuição e aumento do progesterona causam os sintomas da TPM. Na adolescente, isso é mais evidente, pois ela está numa fase de explosão hormonal , onde tudo é novo e não se sabe quais são os limites de cada coisa. Tempo de TPM: a tensão tem início logo após a ovulação, durando, no máximo, cerca de 15 dias. Após os 38 anos de idade, a TPM pode se estender até o 3º ou 4º dia de menstruação. Sintomas da TPM: os mais comuns são ansiedade, depressão, medo, angústia, emotividade excessiva, desejo de comer doces, irritabilidade, mal-estar geral, fadiga, insônia ou sonolência constante.

• Menopausa: devido às mudanças hormonais, algumas mulheres sentem pânico e depressão. Além disso, conceitos sociais de sensualidade, beleza e juventude eternas interferem na auto-estima. A maioria se sai bem, mas outras se sentem fracas e desmotivadas. Teoricamente, essas mudanças aconteceriam após os 45 anos, agravando até o momento da menopausa efetiva. Mesmo assim, há tratamentos como reposição hormonal, terapêutica natural ou soluções estéticas. Algumas mudanças físicas são ressecamento da pele, cabelo e mucosas (inclusive vaginal), diminuição da lubrificação, do desejo sexual, presença de depósitos de gordura na cintura, tórax e abdômen, flacidez da pele e músculos, surgimento de pêlos no rosto, diminuição dos pêlos em pernas, virilhas e axilas e alteração dos odores.

• Anabolizantes: mulheres que utilizam anabolizantes (testosterona) demonstram maior agressividade e libido, com características masculinas e problemas orgânicos.

• Fases da mulher: a mulher que não usa medicamentos hormonais tem pelo menos três fases de humor em 30 dias. Com a menstruação, são quatro fases: menstrual, pós-menstrual, ovulação e pré-menstrual. A mesma discussão que a fez chorar numa fase pode levar à agressividade em outra. A mulher sensual no período ovulatório pode se transformar em assexuada nos dois ou três dias de pré-menstruação.

Nenhum comentário: