domingo, 18 de abril de 2010

O poder da música em nossas vidas


Falar no ''poder da música'' não é nenhuma novidade, mas poucas pessoas sabem realmente do que a música é capaz. Além de divertir, relaxar, acalmar, excitar e até mesmo educar e curar, os efeitos da música sobre o ser humano são incríveis. Aliás, não só em seres humanos, mas experiências com plantas e animais também mostraram
resultados espantosos, como alterações no crescimento, desenvolvimento e comportamento dos mesmos.

O poder da música sobre o ser humano é ainda mais surpreendente. A música afeta todas as partes do corpo. O som age diretamente sobre o organismo, sendo absorvido pelas células e órgãos e indiretamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.

O organismo vai reagir de acordo com a origem das vibrações e características do som. Assim, a música vai atuar no corpo e despertar emoções, podendo aumentar ou equilibrar o metabolismo, aumentar ou diminuir a energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir sua regularidade, causar mudanças no volume, pulsação e pressão do sangue, interferir na receptividade sensorial, minimizar os efeitos da fadiga, acalmar ou levar à excitação. Ela age nas secreções, na digestão e nas redes neurológicas. Estudos recentes determinam que ela diminui o colesterol na corrente sanguínea.

E isso não é tudo, pois existe muito mais a ser descoberto sobre a música e muitas experiências ainda sendo feitas. E os resultados vão continuar surpreendendo.

Nenhum comentário: