sábado, 15 de agosto de 2009



Enquanto as casadas e comprometidas suspiram de saudade, as solteiras exibem um brilho de prazer no olhar. Tudo isso porque resolvemos nos unir para montar uma lista de 29 privilégios e regalias que só quem está na turma das livres, leves e soltas tem. Se você é uma dessas sortudas, aproveite e seja feliz!

Quem disse que uma mulher precisa de namorado a tiracolo para se divertir? Provavelmente uma daquelas de aliança bem apertada na mão esquerda e louca para reviver seus tempos de solteira. Lá no fundo, ela se morde de inveja da infinidade de possibilidades que só existem para as desimpedidas. Por isso, da próxima vez que alguma representante do time das comprometidas fizer comentários sobre a sua fase solo, em vez de cair na armadilha e pensar em tudo aquilo que ela tem, encha o peito e lembre-se de que o mundo é tooodo seu, minha cara. E ainda alfinete: "Antes de me amarrar, quero me divertir só mais um pouquinho...

1. GASTAR O SALTO NO SHOPPING ATÉ CANSAR

Existe programa mais gostoso que ver vitrines com a sua melhor amiga? “Jamais tive um namorado que topasse uma tarde dessas”, conta a nutricionista Marina Fernandes, de 24 anos. “Já reparou? Casal em shopping ou vai ao cinema ou se empanturra na praça de alimentação. Garotas experimentam tudo o que têm vontade, ficam indecisas, entram e saem das lojas. Mesmo sem comprar um brinco, é muito bom!”

2. SEGUIR SOMENTE A PRÓPRIA VONTADE

“Estar só é não ter de abdicar de nada em função do outro”, diz a psicóloga Cristiane Becker Correa. Significa fazer o que você deseja. “É a primeira coisa que a solteira perde quando começa a namorar”, avisa. “Enquanto não encontra o par, pode escolher e traçar o próprio caminho, não necessita de aval ou concordância. Isso permite que a mulher se conheça melhor.”

3. PRODUZIR-SE PARA MATAR

Sim, é você quem escolhe a roupa, a bijou, o salto, o esmalte e a cor de cabelo que quiser — sem se preocupar com a aprovação de ninguém. “Vou para a balada com o decote que me agrada...”, fala a auxiliar administrativa Márcia, de 29 anos.

4. COMPRAR ALGO CARO (SEM CULPA)

Já que o dinheiro que você ganha é todinho seu, pode gastá-lo como bem quiser (dentro de suas possibilidades, claro). Se sentir aquela vontade doida de investir um mês de salário na bota de cano alto que é o must da estação e depois passar os próximos 30 dias a pão e água, tudo bem! “A independência financeira traz um sentimento de segurança e realização”, fala a psicóloga Angelina Avolio. “Ela nos dá liberdade de escolha. E quando estamos sozinhas não precisamos negociar com ninguém”, complementa a colega Cristiane Correa.

5. CHAMAR O CONTROLE REMOTO DE SEU

Chance única, querida. É agora ou nunca: assista a todos os seriados melados da tevê, pegue um filme ultra-romântico na locadora, faça pipoca e suspire a tarde toda. “Sempre discutia horas com meu ex quando íamos alugar DVDs. Era desgastante! Hoje não preciso ver nada que não esteja a fim. Finalmente passei a madrugada me deliciando com todas as temporadas de Sex and the City!”, desabafa a arquiteta Cristina Macri, de 24 anos.

6. SAIR A QUALQUER HORA DA NOITE

De repente liga a amiga mais antenada pondo pilha para você ir a uma festa. Só mulheres livres podem saltar da poltrona, vestir a melhor microssaia, passar gloss, rímel e blush e embarcar na aventura sem nem sequer precisar dar um telefonema para comunicar que vai sair. “E mais: se a balada estiver ruim, vocês podem rir da desgraça juntas ou ainda procurar um programa melhor”, comenta a produtora Graziela Ramos, de 26 anos.

7. MORAR SOZINHA

É mais do que a liberdade de andar nua pela casa ou ir para a cama com uma máscara verde no rosto. “Antes de casar, vivi incríveis 18 meses sozinha!”, revela a dentista Renata Maranhão, de 28 anos. “Aconselho todas as minhas amigas a passar por essa experiência antes de juntar as escovas de dentes. Resolvia questões domésticas do meu jeito. E ainda podia chegar em casa na hora em que bem entendesse. Reunia as amigas sem aviso prévio e, se alguma quisesse dormir ali mesmo, o sofá estava disponível sem problema!”

8. PROVAR VÁRIOS TIPOS DE BEIJO

Só quem está numa fase freelance pode paquerar sem compromisso e colecionar histórias para contar às amigas. “Testar o poder de sedução é uma forma de autoconhecimento”, fala Cristiane Correa. “Permite que a mulher observe o que chama a atenção no outro, descubra o tipo de homem que a atrai. Isso a torna mais criteriosa em suas escolhas futuras.” Além disso, a psicóloga explica que nesse período você também desvenda características em si mesma que antes não notava: um sorriso que derrete os homens, uma boca poderosa, um olhar magnético. “Essa atenção voltada para si mesma faz crescer”, garante.

9. DESCOBRIR O QUE GOSTA NA CAMA

Para aprender como seu corpo reage a estímulos eróticos, é preciso experimentar, certo? Assim, quando encontrar o homem dos seus sonhos, poderá ensiná-lo direitinho, tintim por tintim! Aproveite, garota — lógico, sem esquecer a camisinha.

10. FICAR À TOA

Passar o sábado de pernas para o ar, pensando em si mesma... “Sempre brigava com meu ex porque ele não era capaz de entender essa minha necessidade de ficar um dia inteiro sem fazer nada”, conta a enfermeira Marina Pepe, de 29 anos. Dá até para desconectar-se do mundo: basta fechar a porta do quarto, desligar o celular e o som. Amigas entendem esse tipo de isolamento muito mais que os homens.

11. DEMORAR HOOORAS PARA SE ARRUMAR

Mulher comprometida nenhuma pode se dar a esse luxo, a menos que esteja disposta a agüentar a cara feia do “respectivo” noite adentro. Também está liberado para as solteiras reclamar que não têm nada para vestir sem ninguém para censurá-las, fora a vantagem de jamais precisar de uma razão sensata para comprar um vestido novo.

12. PAPARICAR-SE COMO MERECE

Não ache que é pouco, não. Só a solteira pode fazer o Dia da Beleza no fim de semana, relaxando a tarde toda no salão sem se preocupar se vai se atrasar para um compromisso a dois. “Já pensou não precisar correr para chegar a tempo ao almoço da casa da sogra?”, ironiza a publicitária Patrícia Tucci, de 23 anos.

13. ACEITAR TODOS OS CONVITES

Mulher dona do próprio nariz (e do resto do corpinho) não precisa trocar o churrasco dos amigos da pós-graduação pela macarronada de domingo com a família do namorado. “Fico muito mais receptiva aos eventos que surgem, pois não estou amarrada aos compromissos do outro”, conta a advogada Mariana Dias, de 25 anos. “Meu número de programas dobra quando estou solteira.”

14. ADIAR A DEPILAÇÃO

“Se der preguiça de encarar a cera, posso esticar mais um dia, dois, três...”, fala a professora Fernanda Moraes, de 26 anos.

15. EXIBIR AS CONQUISTAS AMOROSAS

Tática tiro e queda para animar um sábado chuvoso: selecionar as melhores fotos e montar um imenso mural com você abraçada aos mais diversos gatos. Só para lembrar quanto é bem relacionada! Perigo zero de provocar um terremoto de ciúme em casa.

16. GARANTIR QUE NÃO É TRAÍDA

Pense comigo: que garota comprometida nunca se sentiu insegura em relação à fidelidade do amado? Só a solteira pode assegurar: “Eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”.

17. DAR-SE 2 (3, 4, 5...) PRESENTES

Com o que a solteira economiza de mimo para ele adquire dois para ela. “Agradar os outros é uma delícia, mas nada como se dar um belo presente. Ainda não inventaram terapia melhor para levantar a auto-estima”, fala Natalia Ferreira, de 22 anos.

18. ARMAR UMA VIAGEM DE ÚLTIMA HORA

Abriu um sol de rachar o coco no sábado. Quem mais pode combinar uma escapada com a turma num piscar de olhos? “Eu, a Cá, a Gabi, a Nati e a Nanda lemos revistas, fomos à praia em comboio, conversamos sobre tudo, comemos brigadeiros na panela...”, entrega a veterinária Mariela Romão, de 24 anos. “Só com suas amigas você pode dar uma de louca e sair cantando e dançando pelas ruas feliz da vida.”

19. PAQUERAR À VONTADE

Trocar olhares com um gato no supermercado, o professor sarado da academia, o vizinho tímido... “Paquerar faz um bem danado para o meu ego”, admite a estudante Ana Carolina Camargo, de 23 anos. “E ainda posso seguir meus instintos sem ter que justificá-los.” Verdade, Carol: dá para beijar quantos (e quando) quiser, transar com quantos (e quando) quiser — ou ficar na sua quando não estiver a fim. “Jogo charme, dou risada com as cantadas”, conta a auxiliar administrativa Márcia Lencina, de 29 anos.

20. CONTAR COM MÚLTIPLAS FONTES DE ELOGIOS

“Adoro me produzir e me achar linda para vários — e não só para um homem”, confessa a designer Paula Brandão, de 23 anos. “Não há nada melhor que ligar para uma lista de paqueras naqueles momentos em que você precisa de um up na auto-estima”, completa a advogada Ana Barcelos, de 30 anos.

21. NÃO PRECISAR AGRADAR SOGRA

Nem mais ninguém de uma família, digamos, postiça. Solteiras estão dispensadas de batismo do priminho do namorado no sábado. E não têm que colocar um modelo comportado para a festa da tia-avó do moço no domingo.

22. FOCAR NO TRABALHO

Quer estudar dia e noite para prestar um concurso? Morar no exterior para turbinar o currículo? Mergulhar na carreira? A hora é agora.

23. DANÇAR, DANÇAR, DANÇAR...

Cá entre nós: homens não são lá muito fãs desse tipo de programa, não é? A maioria vai à balada para caçar, e não para dançar. Comprometidos, então, preferem o sofá. Já nós, garotas... “Adoro forró e me sinto solta quando passo a noite rodopiando com os instrutores”, fala a relações-públicas Aline Moreira, de 27 anos.

24. CURTIR O COLO DA FAMÍLIA

Normalmente, quem namora fica mais dividida entre paparicar um pouco as pessoas que ama além do namorado e o próprio. E desfrutar a companhia dos pais, das tias engraçadas... é tão gostoso!

25. PAPEAR COM AS AMIGAS ATÉ PERDER A NOÇÃO DO TEMPO

O que não falta é assunto: as últimas tendências da moda, a novela... “É uma delícia reunir as amigas para botar o papo em dia”, diz a advogada Luciane Fischmann, de 23 anos. “Falamos de tudo: do novo corte de cabelo que estamos pensando em fazer até a mais recente ficada.”

26. SER A SUA PRIORIDADE

“Desde bebês, aprendemos a sinalizar o que queremos”, diz Cristiane Correa. “Aí, mais tarde, quando nos apaixonamos, muitas vezes abrimos mão de lutar pelos nossos desejos. Por isso, se quando solteira a mulher não se anula, saberá mais facilmente estabelecer os limites de um e do outro numa relação.”

27. FAZER UM MILHÃO DE AMIGOS

Aproveite. É nessa fase que você pode cruzar com um conhecido no meio da rua e se inteirar das novidades sem ninguém puxá-la pelo braço. Aconteceu com a advogada Melissa Sereno, de 27 anos: “Outro dia, dei de cara com o Pedro, um ex-paquera da escola. Ficamos uma hora relembrando os velhos tempos”. As solteiras, via de regra, estão mais disponíveis e abertas a encontrar gente interessante. “E a experiência é enriquecedora, pois nos obriga a conhecer pontos de vista e conceitos diferentes dos nossos”, completa Angelina Avolio. “Com isso, compreendemos melhor o outro e ampliamos nossos horizontes.”

28. EXPLORAR O MUNDO

Que tal desbravar caminhos que ainda não conhece? Por exemplo, lotando a agenda de cursos nos quais nunca tinha pensado antes? Italiano, flamenco, fotografia... “Terminei o namoro e quis ocupar a cabeça com sapateado — ele acabou se revelando uma paixão”, conta a administradora Andréa Magnani, de 26 anos. “A liberdade de estar por conta própria possibilita que a mulher monte sua própria história, descubra e experimente novos interesses”, afirma Cristiane Correa.

29. COMER DE TUDO

Inclusive alho e cebola.

PRIVILÉGIO EXTRA

Não ter que inventar uma desculpa se não quiser transar, concorda?


Nenhum comentário: