Por Aparecida Santos
Intuir significa ver por dentro.
Para Jung, a intuição pode ser comparada a uma bússola, que nos guia e nos orienta.
O sexto sentido está relacionado com as vivências, as experiências, os relacionamentos, as histórias, ou seja, com tudo o que constitui o inconsciente.
A intuição se comunica conosco através de símbolos e metáforas.
Podemos aprender a sonhar e a obter respostas importantes nos nossos sonhos, pois os mesmos podem ser intuitivos, pois nos dão uma fotografia da psique naquele momento representando o estado emocional da pessoa sempre através de símbolos e metáforas.
Por outro lado a mente vazia também favorece o contato com a intuição, precisamos aprender técnicas simples e rápidas para esvaziar a mente.
Com o desenvolvimento tecnológico, comprovou-se que a criatividade, a intuição e a inovação constituem o caminho mais eficaz para se alcançar as melhoras profissionais que as organizações tanto desejam.
O profissional que não tiver conhecimento do próprio potencial e flexibilidade ou não tiver confiança em si mesmo, pode ser um sério candidato ao estresse, à desmotivação e à falta de visão das oportunidades.
Podemos nos transformar em profissionais mais ágeis, criativos e talentosos, capazes de reconhecer as possibilidades para, então, escolher a direção apropriada, e com a intuição - processo interior em que dados e informações são sintetizados - associada a um treinamento, podemos ter as ferramentas de que necessitamos para tomar decisões sólidas.
Geralmente as respostas às nossas questões vêm em momentos relaxantes, como no banho ou quando estamos quase dormindo: são os chamados insights.
Muitas vezes a intuição é confundida com medos e desejos e para separar bem cada um, só com muito autoconhecimento.
Ela é um guia interior, um sábio dentro da pessoa e para entrar em contato com a própria intuição, há exercícios de visualização, nos quais o indivíduo pode entrar em contato com o mestre interno e lhe fazer perguntas e é só confiar que a resposta vem.
A nossa intuição jamais erra e podemos confiar.
A intuição deve ser ouvida e desenvolvida.
Sabemos que o homem inventou tudo que existe ao seu redor, inclusive o computador, então, com certeza nosso cérebro pode ser melhor que qualquer computador e está provado que usamos muito pouco nossa capacidade mental, estimam que menos de 5%.
Se a tecnologia é tudo que é, isso é graça ao homem. E sabemos que os desafios encorajam o homem, tomando como exemplo os grandes inventores (H. Ford, Thomas Edson e outros).
Concluímos portanto, que a Criatividade e a intuição são a base de tudo que existe nesse mundo.
Ao desenvolvermos nossa criatividade e nossa intuição aumentamos o nosso próprio potencial, flexibilidade e a confiança em nós mesmos.
Eliminaremos o estresse, a desmotivação e a falta de visão das oportunidades.
Seremos profissionais mais ágeis, criativos e talentosos, capazes de reconhecer as possibilidades para, então, escolher a direção apropriada.
Com a intuição, processo interior que desenvolveremos, associada a um treinamento, podemos ter as ferramentas de que necessitamos para tomar decisões importantes em nossas vidas.
Um comentário:
adorei o seu post, parabens!
Postar um comentário